Recent Posts

Que legado as Olimpíadas e a Copa deixará para o Brasil?

Eu não sou contrário a Copa do Mundo ou as Olimpíadas. Pelo contrário, sou totalmente a favor das duas competições e se tivesse condições financeiras teria ido assistir a Copa - que tá acontecendo agora. Mas, infelizmente, o excesso de gastos na Copa com a construção de estádios que não serão usados depois das competições (Arena Amazonas, em Manaus), é o que realmente me chateia. Muito se foi falado sobre o legado que as duas competições deixarão para o país, sobre as transformações positivas que as duas competições trarão para o país, porém não consigo ver isso. 

Muitas pessoas ficaram desabrigadas com as construções de estádios, as ruas ao redor das arenas não foram reformadas, pouca coisa mudou. A única coisa que se viu foi a pacificação dos morros, que - como nós acompanhamos nos jornais - deu muito problema. Insatisfação da população, gente sumindo, policiais sofrendo atentados e muito mais. 

Como eu queria que o Brasil, e o Rio de Janeiro, passassem por uma transformação tão grande quanto a que ocorreu em Barcelona para hospedar os Jogos Olímpicos em 1992. A capital espanhola era suja e pobre, mas tudo mudou. Hoje é uma das cidades mais visitadas da Europa ("Barcelona, 20 anos depois: a Olimpíada e a nova cidade").

Pelo visto, o único legado que será deixado por aqui serão as dívidas públicas. Espero estar enganado, e tomara que não aconteça no Brasil o mesmo que aconteceu na Grécia, após os Jogos Olímpicos de Atenas ("Incrível! Depois dos jogos olímpicos de 2004, estádios e arenas de Atenas estão abandonados", "Estádios milionários de Jogos de Atenas 2004 estão abandonados". 
Que legado as Olimpíadas e a Copa deixará para o Brasil? Que legado as Olimpíadas e a Copa deixará para o Brasil? Reviewed by Gabriel Lima on 11:41 Rating: 5

Nenhum comentário:

Home Ads

Tecnologia do Blogger.