Código de Pontuação – Ginástica Artística Feminina [WAG]

O Código de Pontuação da Ginástica Artística é um documento elaborado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), com a ajuda dos comitês técnicos (masculino e/ou feminino) e das confederações nacionais (que contribuem com sugestões e opiniões), e está em constante modificação, visando melhorar a qualidade do esporte e aprimorar a técnica das atletas. Entre os objetivos do CoP (singla em inglês para Code of Points) estão:

•Prover um meio objetivo para a avaliação dos exercícios apresentados pelas atletas em todos os níveis de competição, seja regional, nacional e competições internacionais.
•Guiar os técnicos e atletas na composição das séries para competições.
•Prover informações técnicas para técnicos, atletas e juízes para que estes se orientem durante as competições.


Neste documento estão especificadas todas as regras e restrições para os componentes humanos (técnicos, atletas, árbitros) e não humanos (aparelhos, placar eletrônico) em uma competição oficial (organizada pela FIG). O código é dividido em quatro partes, cada parte contendo subdivisões:

•I: Regulamento para os participantes da competição (ginastas, comissão técnica e árbitros)
•II: Avaliação dos Exercícios
•III: Aparelhos
•IV: Tabela de Elementos


PARTE I: Nessa primeira parte o foco do código é nas pessoas que atuam na competição

PARTE II: Nessa segunda parte estão especificadas as regras para a composição e avaliação de uma série, os requisitos e principais faltas em cada um dos aparelhos.
PARTE III: Nessa parte estão explicados com mais detalhes as exigências em cada aparelho. 
PARTE IV: Nessa seção encontram-se todos os elementos reconhecidos pela federação, os quais devem ser utilizados na composição de cada uma das séries. Cada elemento contém um número e apresenta um valor numérico.


Nas próximas semanas eu pretendo criar outros artigos explicando as principais partes do código e depois criar uma tabela comparativa com os quatro CoPs da era pós perfect 10.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.