Recent Posts

Catalina ou Iordache: quem a Romênia deve mandar para as Olimpíadas?

Aconteceu no último fim de semana, no Rio de Janeiro, a última fase de classificação para as seleções e atletas que almejavam participar dos Jogos Olímpicos em agosto desse ano. As seleções colocadas entre a nona e a décima sexta posição no Campeonato Mundial de Glasgow em 2015 disputaram quatro vagas. Brasil, França, Bélgica e Alemanha conquistaram essas vagas. Infelizmente, Coréia do Sul, Suíça, Austrália e Romênia não tiveram o mesmo desempenho das quatro primeiras e por isso não participarão das olimpíadas como seleção, mas cada um desses países tem direito a enviar uma atleta para a competição em agosto. 

A Romênia, tradicional no esporte e presente em todas as edições olímpicas desde 1968, tem agora uma pequena-grande questão para resolver: que atleta enviar para a competição? Não há muito sobre o que questionar com relação aos dois únicos nomes que a RFG (Federação Romena de Ginástica) tem em mente para escolher:  Catalina Ponor ou Larisa Iordache

Catalina Ponor


Catalina é penta medalhista olímpica, tendo participado de duas olimpíadas (Atenas/2004 e Londres/2012). Na primeira participação conquistou três ouros, sendo a ginasta mais condecorada daquela edição. Após ulguns anos parada por motivos de saúde e pessoais, decidiu retornar aos treinos em 2011 com o objetivo de ajudar a equipe romena e competir nos Jogos Olímpicos do ano seguinte. Em Londres, conquistou duas medalhas: um bronze por equipes e uma prata na final do solo. Após os jogos, anunciou que iria se aposentar definitivamente.
No final do ano de 2014 muitos rumores começaram a surgir a respeito de um suposto retorno de Catalina às competições. Nada havia sido confirmado até fevereiro do ano passado quando ela voltou para a Romênia para treinar. Catalina, que voltou para ajudar a Romênia a conseguir a classificação olímpica e realizar o sonho de participar de sua terceira olimpíada, lesionou-se e ficou fora do Mundial. Após se recuperar, competiu em eventos pequenos até o evento teste desse mês, onde infelizmente não conseguiu classificar a equipe. 

Larisa Iordache


A única ginasta romena que conquistou medalhas em campeonatos mundiais nesse ciclo. Foram 4 no total (duas pratas e dois bronzes). É a ginasta mais completa que o país tem: é uma boa saltadora e uma excelente "solista" e "travista", apesar de nunca ter acertado a serie na final da trave em mundiais.
Não participou do evento teste no Rio porque lesionou o dedo pé algumas semanas antes do evento . Com Iordache na equipe tudo poderia ter sido diferente. 

Opinião 

As duas são excelentes ginastas, e já mostraram muita garra e disposição para defender a Romênia. Catalina disse que pretende aumentar a dificuldade de suas séries para as próximas competições. Iordache também pretende colocar novas dificuldades em suas rotinas para que ela possa sonhar com alguma/s medalha/s olímpica/s. 

Na minha opinião, a Iordache é a ginasta que deve ser mandada para os Jogos Olímpicos como representante da Romênia: ela está mais preparada e tem chances de medalhar em pelo menos três eventos (AA, BB & FX), além de uma questão de justiça, já que ela foi a ginasta que carregou a Romênia nesse último ciclo. E, além do mais, ela ainda não ten nenhuma medalha individual em Jogos Olímpicos. 

Óbvio que eu adoraria ver as suas competindo em uma Olimpíada no meu país, mas se apenas poderá vir, que venha Iordache.

A Federação Romena deverá anunciar a Representante do país nos Jogos logo depois do Campeonato Europeu em maio.
Catalina ou Iordache: quem a Romênia deve mandar para as Olimpíadas? Catalina ou Iordache: quem a Romênia deve mandar para as Olimpíadas? Reviewed by Gabriel Lima on 10:50 Rating: 5

2 comentários:

  1. Olá!

    A Federação Romena já deu a decisão final?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a decisão final vai acontecer até a segunda metade de juhlo. Mas é provável que a Ponor seja escolhida, apesar de nada ter sido definido ainda. Iordache voltou aos treinos hoje, não 100%, mas já é um começo. Mas acho quase impossível ela conseguir todas as séries até lá, o que é uma pena!

      Excluir

Home Ads

Tecnologia do Blogger.