Recent Posts

#TBT: [1996] Entrevista com Simona Amanar

Esses dias, vasculhando a Internet, encontrei uma entrevista transcrita num site dedicado às ginastas romenas. Decidi compartilhar com vocês também. Pouco antes do início dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, a jovem Simona Amanar deu uma entrevista à revista *Gym Stars* contando como ela se interessou pelo esporte, suas ambições, dúvidas, opinião e muito mais. A entrevista encontra-se na edição de Junho de 1996, confira!

Nos últimos dois anos, Simona tem trabalhado duro como integrante da equipe nacional Romena, e tem conquistado seu espaço como uma das melhores ginastas do mundo. Conhecida por sua magnífica dupla pirueta no salto e sua altíssima tripla no solo, a equipe do Gym Stars foi à Paris para conhecer a tímida, porém determinada, Simona Amanar de apenas 16 anos. 

"Eu sempre quis ser uma estrela na ginástica!" ela diz, explicando como ela se apaixou pelo esporte. "Meus pais assistiam ginástica na TV quando eu tinha seis anos, e então decidiram me colocar para treinar. Eu gostei da ideia e decidi ir em frente!".

O clube, localizado em sua cidade natal, Constanta, se chamava Faruil, e seu treinador, Nicolae Forminte, lembra da primeira impressão que teve daquela pequena menina: "quando ela tinha 10 anos, eu sabia que ela seria boa", ele diz. "Ela tinha muita velocidde e potência, assim como uma grande habilidade para trabalhar duro!"  

Apesar da sua determinação, houve momentos em que ela, como qualquer outra ginasta, chegou a duvidar de sua capacidade: "antes de eu ser escolhida para integrar a equipe principal, eu estava incerta", ela lembra. "Se eu não tivesse sido escolhida, eu teria desistido e ido para ma escola normal como qualquer um". 

Felizmente para Simona, ela foi selecionada para treinar no Centro de Treinamento em Deva, que é como sua segunda casa. Agora ela é experiente o suficiente para opinar sobre as competições. Ela critica o formato usado nos Campeonatos Europeus: "eu não concordo com o sistema o qual você compete sem o tempo de aquecimento no ginásio. Eu acho isso perigoso". 

Como todas as romenas, ela treina duro para se manter no topo e  mesmo depois de um dia cheio de treinos, ela prefere ficar em casa e assistir TV. Ela gosta de programas italianos e ama assistir à Patinação no Gelo: "minha preferida é Suriya Bonaly da França. Eu tentei patinação uma vez, mas não consegui".

Entre suas ambições para este ano [1996] está conseguir uma medalha nos Jogos Olímpicos [1996]. Para o futuro, ela pretende ajudar as pessoas com sua experiência: "Eu quero ser técnica. Eu sinto que há perspectivas na ginástica mesmo depois de aposentada".

#TBT: [1996] Entrevista com Simona Amanar #TBT: [1996] Entrevista com Simona Amanar Reviewed by Gabriel Lima on 17:06 Rating: 5

Nenhum comentário:

Home Ads

Tecnologia do Blogger.